Arquivo do blog

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

“Só a fé não vai resolver o problema dessas pessoas, tem que ter organização”

DEPENDÊNCIA QUÍMICA



O promotor, Francisco Carlos Pereira de Andrade, da 1ª Promotoria de Justiça Auxiliar da Comarca de Caucaia-CE, foi claro: "As casas de recuperação de dependentes químicos do município de Caucaia, não estão funcionando dentro das normas de funcionamento exigidas pela RDC ANVISA 101/01- Agência Nacional de Vigilância Sanitária."

Segundo o promotor, além de não possuírem alvará de funcionamento e sanitário, as casas não dispõem de técnicos capacitados para o tratamento do dependente químico. Para esclarecer e tentar resolver os problemas, responsáveis pelas casas de recuperação já foram avisados e tem agora 45 dias para se adequarem as regras. “Se não se ajustarem, o ministério público vai fechar todas as casas.” Afirmou o promotor na manhã desta segunda-feira (14)

O coordenador do curso da FEBRACT- Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas no Ceará, Claudio Leite, participou do evento. Na ocasião, ele falou da importância do bom funcionamento das comunidades terapêuticas para a recuperação do adicto. “Temos que capacitar os monitores. Eles precisam passar por uma formação para trabalharem com uma questão tão séria como as drogas”, contou Cláudio Leite. 

No próximo mês de abril, a FEBRACT traz ao Ceará o curso que capacita técnicos, monitores e coordenadores de comunidades terapêuticas. O curso terá duração de 10 dias e possui uma carga horária de 80 horas. 

Com a capacitação chegando, as casas de recuperação que estão fora das normas podem se inscrever e participar do curso. Basta acessar o blog www.febractce.blogspot.com ou mandar um email para cursofebractce@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário